FAQ . Perguntas mais frequentes
 
01/07/2014
DICA QUINZEMED: PLANO DE SAÚDE – USE COM RESPONSABILIDADE
 

Benefício de milhares de trabalhadores em todo Brasil, o plano de saúde deixou de ser uma opção e se tornou algo essencial para quem se preocupa com a própria qualidade de vida e de seus familiares.
 
Os planos garantem tranquilidade e serviços de qualidade aos beneficiários. Porém, é preciso consciência na hora de utilizá-lo. Com atitudes simples, responsáveis e sem exageros você poderá usufruir de todos os benefícios sem que isso contribua para elevar os custos nos índices de utilização do seu plano.
 
Os usuários podem e devem cobrar por serviços de qualidade e eficiência, mas cabe a eles também zelar pelo bom uso desse benefício. A regra básica é ser responsável.
 
Um exemplo é a utilização indiscriminada do pronto-socorro dos hospitais. Esses locais existem para atender pacientes em situação de urgência e emergência e não para consultas do dia a dia.

Os atendimentos de emergência são os que implicam em risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o paciente, como em casos de acidentes ou mal súbito. Além disso, evitando o pronto-socorro você estará correndo menos riscos de contrair doenças típicas de ambientes hospitalares.
 
Caso você tenha algum sintoma ou em casos de doenças procure o consultório de um médico de sua confiança e siga suas indicações. Marque a consulta corretamente e procure um clínico geral quando você não souber o que tem. Quando o problema já foi identificado, o correto é procurar diretamente um especialista.

É fundamental que o beneficiário compareça nos horários previamente marcados junto à rede prestadora de serviços. Caso não possa comparecer a uma consulta no dia e hora marcados avise com antecedência seu médico. Assim você não atrapalha o andamento do consultório e ainda permite que outros pacientes possam utilizar aquele horário.
 
Outra atitude importante é guardar seus exames. A maioria não tem data de vencimento, então sempre que for a uma consulta, leve consigo os resultados anteriores para auxiliar no diagnóstico do médico. Não faça exames médicos e deixe-os nos laboratórios e, caso o especialista faça um novo pedido, mostre os resultados que você já tem. Muitas vezes eles serão suficientes.
 
Outra dica importante é nunca se diagnosticar, tomar medicações por conta própria ou esperar os sintomas se agravarem. Pratique sempre a medicina preventiva e previna-se sempre. Os custos de um tratamento são infinitamente maiores do que de uma consulta de rotina. Além de você correr menos riscos. Desta forma você poderá fazer uso do seu plano de forma consciente e sem onerar custos.
 
Ter um plano de saúde é algo essencial para todos nos dias de hoje. Os sérios problemas e dificuldades existentes no sistema público em hospitais, unidades básicas e prontos-socorros, faz com que os planos sejam a melhor escolha para quem busca segurança, tranquilidade e saúde.

Fonte: Unimed São José do Rio Preto